sábado, 5 de março de 2011

Alter do Chão- Santarém - Pará

Naõ poderia deixar de conhecer Alter-do-Chão á 30 km de Santarém, um dos lugares mais belos do país, com suas praias lindas que deixam qualquer um com saudades depois de conhecê-las.
Por lá o único problema que encontrei de início foi o auto valor das pousadas e refeições, mas como todo cicloturista esperto consegui arrumar um jeito de economizar e aproveitar bem o local. Para dormir acampei na beira da praia do Cajueiro, e passei muito bem nas 4 noites que fiquei por lá, e para me alimentar consegui fechar acordo em um restaurante da praia, pois expliquei minha situação e depois de muita conversa consegui um desconto de 75% nas refeições, foi difícil mas enfim só consegui por que fiz primeiro amizade com o dono do estabelecimento.

Todos os dias ao acordar a primeira coisa que fazia era dar um mergulho nas águas do rio Tapajós, tive sorte de não chover nas noites que fiquei, pois estava dormindo em rede atada nos troncos das árvores da praia, imaginem se acordasse no meio da noite com um temporal, mas enfim nada deu errado por lá, muito pelo contrário, foi tudo melhor do que esperava. Cheguei em uma época do ano em que as praias estão em sua melhor apresentação, pois com mais algum tempo elas sumiriam devido as fortes chuvas do inverno, e ainda faltava apenas uma semana para o carnaval de lá, e as praias estavam repletas de turistas, e além de aproveitar as praias trabalhei muito com meus desenhos ajudando nas despesas.

Por lá encontrei pessoas de Boa Vista-RR, Manaus-AM, Belém-PA, e de muitos outros estados do Brasil além de muita gente também de países estrangeiros, todos conhecendo o lugar. Uma das praias mais visitada do lugar fica em uma ilha que chega a desaparecer durante o inverno (Ilha do Amor), as pessoas atravessam em canoas até a ilha onde possui bares e restaurantes com cadeiras e guarda-sóis espalhados pela praia para aproveitar e tomar um bom banho com toda a beleza do lugar. Outra coisa que me chamou atenção foi o nascer e pô-do-sol, pois o cenário ficava lindo para tirar fotos e deslumbrar a natureza. Gostei muito de Alter-do-Chão, por lá fiz amizades e aproveitei da melhor maneira possível os 4 dias que fiquei.

Nos meses que vão de março a agosto algumas praias chegam a desaparecer, mais com a volta do verão tornam a surgir, por isso é recomendável pesquisar antes de fazer turismo na região.praia do cajueiro
pôr-do-sol em Alter-do-Chão
rosto de índio feito com cipó

passeios turísticos em canoas (catraias)

Um comentário:

  1. cara sempre entro no teu blog,,, muito massa,,,
    sao lugares lindos e esta de parabens,,,,, estou divulgando teu blog, mais o povo sabe como es ne,, abraçosssss

    ResponderExcluir