quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Amazonas

Começo a escrever aqui do município de Itacoatiara,estou com mais de uma semana de viagem, percorri 270km e agora estou prestes a pegar o barco para Parintins.

No dia 27 de dezembro de 2010 iniciei minha ciclovigem pelo Brasil, com duração de aproximadamente 2 anos, onde irei percorrer todos os 26 estados brasileiros e distrito federal. O objetivo da viagem é realizar logo após, um livro sobre a mesma, e então criar meios para o incentivo desta modalidade aqui no Amazonas.
No ano de 2009 realizei uma cicloviagem pelo estado de Roraima no norte do país, aproveitando para cruzar a fronteira com a Venezuela e Guiana Inglesa. Nesta conheci os interiores roraimenses e suas reservas indígenas, aprendi muito nesta aventura, e agora vou partir para o restante do país para aprender ainda mais.
Passei um tempo para convenser minha família da idéia, mas agora com o apoio de todos estou mais confiante. Acho muito importante deixar a famlília e amigos cientes que esta fazendo algo que gosta e que acredita ser o caminho para viver sem arrependimento.

Comecei a pedalar em competições e agora me dedico ao cicloturismo, realizei 3 viagens da capital do Amazonas-Manaus a capital de Roraima- Boa Vista (800km), duas sozinho e uma com a companhia de um amigo (Nildo), que aliás é o mesmo que me acompanha agora numa parte do trajeto, pois ele vai comigo até a capital do Maranhão- São Luíz, já que tem família e emprego, por isso seu tempo é limitado a aproximadamente três meses.

Estou mantendo um ritmo lento durante os dias de pedal, pois o peso da bagagem chega perto dos 50kg, carregando desta vez alimentos para preparar em um fogão a álcool que também levo comigo. estou economizando bastante, pois não gasto com pousadas, dormindo em rede ou barraca, e gasto em média R$ 7,00 por dia.


No município de Rio Preto dormimos na praça do Cristo, onde ficamos três dias, fizemos amizades e conhecemos bem o local, também aproveitei para adiantar alguns desenhos que haviam encomendado.

Trouxe pouco dinheiro para me manter na viagem, mas sempre procuro ajuda nas comunidades por onde passo, além de fazer desenhos a lápis do tipo retrato e caricatura no valor de R$10,00 em praças públicas e em outros locais, quando iniciar as aulas do ano letivo pretendo montar turmas de curso rápido de desenho a lápis em convênio com as escolas, cobrando uma taxa de inscrição e com duração média de 1 semana.


Do Rio Preto pedalamos até o km115 da AM-010 no Ramal Casa Branca para passar o ano novo com minha família que estava nos esperando no sítio de meu tio, e após as comemorações nos despedimos de todos e pedalamos 80km para a Vila de Lindóia onde dormimos dentro de um barco em baixo da ponte sob o Rio Urubu, o local foi oferecido pelo seu João que era o vigilante. Ao acordarmos Nildo ainda pescou dois peixes, uma matrinxã e um aracú, garantindo o almoço do dia, logo após pedalamos mais 80km para Itacoatira.

Chegamos em Itacoatiara anoite devido ao atraso causado pela chuva, e chegando lá fomos procurar a casa de um amigo ciclista, o Cláudio, que nos recebeu muito bem, nos ofereceu um lugar confortável para dormir e alimentação. Além de tudo nos ajudou a procurar ajuda para custear as passagens até Parintins onde vai ser a próxima parada, e junto com a ajuda do Antônio Beleza (dono do Auto Posto de Lavagem São José) que é responsável pelo ciclismo do município. Nos sentimos em casa com todo o apoio que recebemos, conhecemos a cidade, que aliás achamos muito bonita, e ja no último dia conseguimos todo o valor das passagens através de doações, ajudando a economizar bastante.

Na noite do dia 5 de janeiro de 2011 pegamos o barco (14 DE OUTUBRO) rumo a Parintins, foi minha primeira viagem no meio fluvial, decidimos dormir no último andar do barco, e o frio foi muito forte me obrigando a usar o saco de dormir. Pela manhã as 05:00 h do dia seguinte desembarcamos na cidade, logo um ciclista se aproximou e nos disse que conhecia o Presidente da Federação do local, seu Edmar, mais conhecido como Plim-Plim, fomos até a casa dele, onde denovo fomos muito bem recebidos, os ciclistas do Norte estão se mostrando muito unidos, e aonde chego sou bem tratado com uma hospitalidade como se ja me conhecessem a muito tempo.

Não demorou muito e o seu Edmar me convidou para dar um passeio pela cidade mostrando um pouco da história do local, foi muito legal e a tarde tivemos outro passeio com outro ciclista conhecido como Caroço, também uma pessoa muito bacana.

Pretendo ficar até domingo dia 09, pois os convites são muitos, tanto para entrevistas como para conhecer melhor o local, daqui pretendemos ir para Juriti Novo, o primeiro município que vamos encontrar no Pará.





Nenhum comentário:

Postar um comentário