sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Juruti, Oriximiná e Óbidos-PA

Antes de chegar a Juruti Nildo confessou que iria fazer uma surpreza para seu pai, pois havia 8 anos que não o via, e eu estava ancioso para ver como seria este reecontro. Chegamos e lá estava o pai dele a frente da casa, na qual tinha uma oficina de bicicleta de onde tirava o sustento.

Para minha surpresa o pai dele não o reconheceu (foi como aquele programa "De Volta a Minha Terra"... rsrsrs), e só depois dele se apresentar como filho veio o abraço, o pai dele ficou emocionado por ver o filho depois de muito tempo, ele é uma pessoa simples e tranquila, e que me tratou super bem enquanto estava por lá.

No mesmo dia fomos visitar os tios e tias de Nildo, e a cada visita era uma nova surpresa, ele chegava como um estranho nas casas de seus parentes e logo ao reconhecer quem era iam lhe abraçando, seguindo de uma longa conversa para colocar os assuntos em dia, nesta parte da viagem senti que Nildo estava "matando" toda a sua saudade da cidade onde havia passado a infância, foi legal presenciar a sua felicidade de poder reencontrar todos que sentia saudade.

Logo ao pedalar pela cidade de Juruti senti um pouco parecida com Boa Vista-RR, as ruas, as casas e até mesmo a tranquilidade me fazia recordar da capital de Roraima. Lá muita gente trabalha na mineradora Alcoa já que é a maior empresa do município, localizada á 53km da zona urbana. A Alcoa, além de explorar a bauxita da região (tipo de pedra) realiza vários projetos ligados ao meio ambiente e infra-estrutura do município, como sinalização, estradas com ciclovias e outros... garantindo seu direito de permanecer no local.

Também em Juruiti fui desenhar na praça em frente a Igreja Católica, onde era bem movimentada nos fins de semana. Na praça ainda lucrei R$70,00, valendo o trabalho e garantindo minha alimentação por mais alguns dias.

Ficamos uma semana em juruti, conheci um banho chamado ponte, comprei um celular novo (pois o outro danificou depois de molhá-lo), fiz amizades, descobri que o conhecido dim-dim de Manaus por lá se chama flaw, comi um peixe saboroso da região, comi muito tucumã e conheci um ciclista do município, que disse ser somente ele e mais outro a se dedicar nas competições para representar o município.

No dia 18/01/11 peguei o barco de Juruti rumo a Oriximiná, a viagem foi a tarde e quando chegamos já tinhamos um lugar para ficar, pois a mãe do Nildo tinha uma casa por lá, onde uma mulher cuidava para não deixar a casa sozinha.

A D. Vânia que cuidava da casa nos recebeu muito bem, oferecendo até mesmo alimentação enquanto estavamos por lá, ajudando a economizar bastante. Em Oriximiná mora vários parentes de Nildo, e assim como em Juruti fomos primeiro visitá-los para então conhecer a cidade.

Oriximiná é uma cidade bem desenvolvida e possui várias praças bonitas, se destacando entre elas a praça Sentenário, sendo muito visitada pelos moradores e turistas. Ainda no primeiro dia encontramos um grupo de ciclistas, que formavam uma equipe e representavam uma oficina de nome Rebike. Conversei com eles e fui convidado para participar de um de seus treinos, onde aproveitei para falar de minha viagem. Ainda antes de partir da cidade fui até uma cachoeira a 30km, onde fui convidado para conhecê-la por um dos ciclistas.

Durante toda a semana que permaneci em Oriximiná choveu muito e não fiz nenhum desenho em praças e nem encomendas. Ainda em Oriximiná recebi a noticia de que Nildo não poderia mais me acompanhar pois de lá iria pegar o barco de volta a Manaus para resolver assuntos pessoais, e dali para frente eu seguiria sozinho.

No dia 24/01/11 parti para Óbidos pela estrada, com a distância de 86km de Oriximiná até lá. Ao sair pretendia realizar este percurso em dois dias, devido aos enormes bancos de areia espalhados pela estrada, e também pela forte possibilidade de pegar chuva no caminho. No caminho há uma vila chamada de Repartimento, e seu nome é dado devido a sua localização ser bem na metade do percurso entre Oriximiná e Óbidos.

Dei início a pedalada as 08:00 h, e entrei na estrada de areia rumo ao novo destino, como sempre perguntando das pessoas que encontrava para confirmar o caminho certo. As 11:00 h com quase 40 quilômetros pedalados decidi parar para preparar o almoço e as 12:30 h continuar o pedal.

As 13:00 h cheguei na Vila Repartimento, achei a vila pequena e tranquila, um ótimo lugar para pernoitar, mas como ainda era cedo repensei o caso. Ainda faltavam 43km até Óbidos e tinha mais 4 horas até começar a anoitecer, minha média de pedal estava em 14 km/h, e então decidi arriscar e continuar o pedal. Já na segunda parte deste dia de pedal encontrei muitos bancos de areia, me obrigando a empurrar a bicicleta durante quilômetros. Cheguei em Óbidos as 20:00h já exausto de tanto empurrar a bike, e enfim liguei para um amigo de meu pai (Junho) que assim como nos outros locais fui muito bem recebido por ele e sua família.

4 comentários:

  1. Estrada Oriximiná/Óbitos mais parece um areal rsrs. Percebo que a cada dia ficas mais familiarizado com as constantes novidades dos caminhos e mais atento as surpresas que engrandecem. Continue firme amiguinho. Daqui estarei sempre lhe enviando as melhores enegias e a torcida positiva. Abração Kaiooooo. Aldévio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de fazer uma viagem pra essa região
      vc poderia me infora um pouco sobre essa regiao desde itacoatiara ate santarem
      whats 95 991160326
      josmar

      Excluir
  2. Boa sorte !!
    Passando para sentir o gostinho desse Brasil na qual você estará nos apresentando.......

    muito chão.....

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, estou acompanhando sua jornada e adorando estar "viajando" junto com vc nesta aventura.
    Tenho aqui algumas sugestões para melhorar ainda mais a qualidade das informaçoes no blog. Penso que poderia coletar os seguintes dados para nos repassar e tornar o blog mais cultural, tipo:
    - Vc se inteirar mais da historia dos locais onde passa, data de criacao, motivos de surgimento, o porque dos nomes, vultos locais etc.
    - "Causos" regionais, culinaria local, diferenças de portugues, costumes tipicamente locais, enfim...

    Pense um pouco a respeito, isso transformará seu blog mais atrativo, além de proporcionar uma coleta de materia inestimável para um futuro projeto literário.

    Att,

    Vinícius Almeida

    ResponderExcluir