terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Parintins - AM ao Juriti - PA

Ficamos em Parintins durante 5 dias, hospedados na casa do Edmar (Plim-Plim) que nos recebeu muito bem, o pessoal do ciclismo por lá está passando por uma grande evolução, devido a iniciativa de alguns para montar uma associação de ciclísmo no município. A associação esta sendo liderada pelo próprio Plim-Plim que ja regularizou tudo, até mesmo providenciando uma logomarca.
É muito legal ver o desenvolvimento do esporte em locais um pouco afastados da capital, onde o incentivo e apoio são as vezes bem mais difíceis. A idéia da associação é muito linda, envolvendo toda uma filosofia social, onde tentam mostrar todo o lado bom do esporte na construção de um bom cidadão, com saúde e responsabilidade com a comunidade.
Eles ja montaram um calendário de eventos envolvendo todas as modalidades, desde bicicros ao ciclismo de estrada, ate mesmo palestras em escolas e passeios de conscientização e incentivo ao esporte. Dá para ver que sua iniciativa tem como motivação a visão do esporte para a população, promovendo saúde e bem estar.
A associação ciclística de Parintins esta tendo em 2011 seu primeiro ano de atuação, e já promete um bom trabalho, mas como todo projeto social ira ter seus obstáculos que tenho certeza de que serão vencidos, pois a sua frente estão pessoas motivadas pelo amor ao próximo, não só ajudado atletas, mas icentivando cada vez mais pessoas a melhorarem seus padrões de vida.
Como foi minha primeira visita a Parintins não poderia deixar de conhecer um pouco sobre a arte do local. Logo no primeiro dia ao passear pela cidade notei várias esculturas, pinturas e outras obras de arte espalhadas pela cidade. Quem já houviu falar desta cidade sabe a fama que tem dos artistas que la vivem, e como adoro a arte decidi conhecer a Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), por lá encontrei várias telas bem trabalhadas e cheias de estilo, mas ao conversar com alguns artistas pude concluir que não recebem tanto apoio das autoridades competentes, ja que pela grandeza e qualidade dos artistas plásticos, a cidade ainda é carente de um bom local para a divulgação dos trabalhos, faltanndo uma galeria para exposição de artes e um museu para mostrar através dela a história de toda a cultura local.
Parintins é uma cidade que ainda vai evoluir muito, apartir do momento que valorizarem ainda mais todo o seu potencial artistico e cultural. Esta ilha além dos artistas é bastante conhecida pelos seus festivais, como sendo o principal o do Boi-Bumbá que ocorre na metade de todo ano. Torço para que tudo dê certo por lá, e que todas as idéias bem pensadas para a melhoria do local sejam bem patrocinadas, ganhando cada vez mais o merecimento de toda a fama que possui.
Dois dias antes de partir descobri que havia uma estrada da Vila Amazonas próximo a Ilha de Parintins até Juriti no Pará (140km). Nós iriamos de barco até o local, mas concerteza após a notícia não perderiamos a oportunidade de conhecer a tal estrada, alguns ate bagunçavam que ao invés de cicloturismo estavamos praticando barcoturismo...rsrsrs
Na segunda feira pela manha com tudo arrumado pegamos o barco para atravessar o rio até a Vila Amazonas, e depois pegar a tal estrada. Depois de atravessar o rio fomos almoçar no restaurante da Dona Denise que foi muito gentil e não cobrou nada pelo almoço após falarmos sobre nossa aventura. Ao meio dia demos inicio ao pedal até a Comunidade da Valéria (40km) aonde fica a divisa do Amazonas com o Pará, foram 40 km de pedal neste dia, por uma estrada de barro com pedras que tornaram a viagem bem divertida, já que minha paixão por trilhas é incontestável. Chegamos na comunidade as 18h já nos preparando para pernoitar, ao chegarmos no local procurei o lider da comunidade que nos levou até uma casa antiga e desabitada onde poderiamos nos acomodar, os morcegos atrapalharam um pouco o sono, mas apesar de todo o barulho dormi bem devido ao cansaço do dia de pedal.
A comunidade Valéria é pequena, e no dia seguinte partimos para passar pela Comunidade de Galiléia e tentar chegar em Juriti no Pará (100km), a estrada desta vez se tornou mais perigosa cheia de obstáculos me fazendo lembrar das trilhas que percorria com minha bike no Amazonas. O percurso para mim foi super legal, e algumas vezes até esquecia que estava com bagagem descendo as ladeiras esburacadas soltando o freio, e com muita velocidade. havia partes totalmente desabitadas, e chegavamos a ficar horas sem ver ninguém pela estrada. Não tinhamos idéia de como era a estrada e sempre tinhamos que perguntar qual o caminho certo.
A cada km que percorríamos, a estrada de barro ficava mais isolada, e o medo de se perder também aumentava, a estrada tinha muitos desvios, poças de lama e a mata ainda era muito fechada, acontecendo algumas vezes de acharmos que acabaríamos tendo que dormir dentro da mata (ainda bem que não aconteceu nada desse tipo). Ao pedalarmos quase 6 horas dentro da mata fechada sem ver nenhuma outra pessoa, acabamos chegando na estrada de asfalto que faz ligação da Mina Alcoa com Juriti, de lá ainda teríamos que pedalar mais 50km até a cidade.
Chegamos a Juriti exaustos, após termos pedalado quase o dia todo, a sensação era de dever cumprido e ao lembramos dos detalhes do percurso pensamos no que ainda virá pela frente, passamos momentos de tensão em algumas horas mas de agora em diante tomaremos mais cuidado ao entrar em estradas desconhecidas.
Aqui em Juriti o Nildo tem familia, e estamos ficando na casa do pai dele, a partir de amanhã vamos conhecer a cidade e após alguns dias partir de barco para Oriximinã.

6 comentários:

  1. Oie...
    como esta por ai?
    vê se volta logo,
    ja estmos com saudades...
    bjos, bjos...

    ResponderExcluir
  2. fala kaio e nildo muito pedal mano.as fotos estão bacanas eos comentarios tambem,sempre da uma brechinha pra eu acompanhar vcs nesse pedal so na imaginaçao e bom demais.até a proxima falow

    ResponderExcluir
  3. Edvando Alves
    E isso ai Kaio, o sonho e base de nossas vidas,e nem todo sonhador consegue trazer para o dia a dia seu motivo de viver, no seu caso foi diferente, um sonhador que decidiu colocar em pratica todos os desejos inspirado em andar sobre uma bicicleta conhecendo o Brasil.
    Um abração e boa sorte nesse pedal e continua postando para que nos possamos acompanhar toda essa tragetoria da sua vida !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Kaio que maravilha heim. Tudo que os aventureiros e mountainbikers adoram. Fico feliz por voce e saiba que estou aqui na torcida pelo sucesso desta sua empreitada de descobertas e sabedoria na certeza de que lhe fará um Ser humano melhor. Dê sempre notícias que estarei aqui acompanhando e remetendo as melhores energias em seus caminhos. Abração Aldévio

    ResponderExcluir
  5. E ai kayo td blz eu vi as fotos ficaram boas ,e vc pegou ums trexos de estradas de chao e chuvendo e ainda no meio da mata e nao e mole e + grasças a Adeus foi bem e qui Deus te aconpanhe sempre ...

    ResponderExcluir