quinta-feira, 3 de março de 2011

Alenquer - PA

Saí do Vale do Paraíso as 08:00 horas muito mais motivado depois de ver toda a beleza do lugar. Segui rumo a Alenquer-PA á 38 km, e no percurso, assim como de costume, fiz amizade com algumas pessoas pela estrada como o S. Doca (APELIDO) da Vila do km 18, que me ofereçeu almoço e uma boa conversa até seguir viagem novamente. S. Doca me indicou a pensão mais barata da cidade de Alenquer, ele disse que o lugar era simples, feito de madeira, pequeno e apenas com um ventilador e uma cama, mas enfim o mais barato da cidade, agradeci a dica, pois o que estava querendo mesmo era economizar, pois os gastos as vezes são inevitáveis. Durante a viagem os gastos são bem maiores quando chego nas maiores cidades, principalmente quando não tem ninguém me esperando, pois em uma cidade o índice de violência é bem maior que na estrada, por isso procuro dormir em pousadas ou pensões para garantir minha segurança. Já na estrada é diferente, até mesmo em Vilas e Comunidades o perigo é mínimo, e nestes lugares procuro dormir em coberturas de mercados ou mesmo em lugares sedidos pelos moradores, além disso na estrada sempre rola uns convites para refeições, me ajudando a ecomizar bastante.
Chegando em Alenquer foi fácil achar a Pensão que me haviam me indicado, e realmente o lugar era simples mas ótimo para descansar, ausente de barulhos e perturbações, além de é claro, barato. Descansei bem, pois o último dia de pedal foi intenso, devido as más condições da estrada e do sol forte.
Minha intensão em Alenquer era trabalhar um pouco com meus desenhos e conhecer a cidade, mas nenhum dois foi possível, já que os três dias que lá permaneci choveu bastante. Ainda dei umas voltas pelas praças durante a noite, mas na cidade não tinha atrativos turísticos além da praça do cruzeiro (lugar de onde dá para visualizar quase toda a cidade), que aliás estava muito mal conservada, mesmo assim tirei algumas fotos e decidi pegar novamente a estrada.

Ao sair planejei passar por um lugar muito comentado pela região, chamado de Cidade dos Deuses localizado á 36 km de Alenquer. O lugar tem o nome devido a possuir várias pedras com formatos que lembram algumas imagens como elicóptero, tartaruga, taça e outros, tudo feito pela erosão causada da ação do vento nas rochas durante milhares de anos. Tirei muitas fotos por lá, e ainda tive uma experiência que jamais vou esquecer, pois o lugar fica logo após a Vila Mulambeira e dentro não tem morador, para entar lá é necessário um guia, mas quando cheguei não havia nenhum, e como estava com um pouco de pressa para seguir novamente pela estrada decidi conhecer sozinho mesmo. Foi então que acabei me perdendo, ao chegar lá encostei a bike e fui caminhando e tirando fotos das pedras, o lugar é muito amplo apenas com mato e pedras altas com diversas formações, e o que aconteceu foi que chegou uma hora que não lembrava de que lado tinha vindo, e fiquei durante quase duas horas sem saber que decisão tomar. Depois de algum tempo com a cabeça mais fria decidi olhar as fotos da máquina para tentar me localizar, e então consegui achar o caminho de volta até a saída.
Não vou esquecer esta experiência, pois foi muito assustador, se tivesse tomado a atitude errada poderia não estar aqui hoje contando a história, mas enfim, serviu como lição, pois jamais entrarei novamente em um lugar parecido sem o auxílio de um guia. Apesar de tudo tirei ótimas fotos e fiz diversos vídeos do local que tem uma beleza natural e concerteza muito mistério que muitos ja tentaram desvendar.
Após sair da Cidade dos Deuses peguei novamente a estrada (ramal Cuâmba), e segui rumo a Comunidade Arumanzal á 30 km para pernoitar antes de seguir rumo a Santarém, nesta comunidade fiz forte amizade com uma família que morava alí, e fui tratado super bem até o último momento que fiquei no local. Acho muito legal esta facilidade que encontro em fazer amizades pela estrada, tudo devido ao espanto que as pessoas sentem ao ver alguém viajando de bicicleta. Enfim, no dia seguinte me despedi dos amigos da comunidade Arumanzal e segui rumo a Vila de Santana para pegar a balsa, neste dia tive que pedalar 80 km por uma estrada de areia, lama, muitos buracos e de vez em quando pedras, mas fiz de tudo para chegar antes das 15:00 horas para pegar a última balsa do dia, pois ja queria pernoitar naquele mesmo dia em Santarém, e deu tudo certo, cheguei meia hora adiantado, exausto, mas descansei na balsa enquanto atravessava o rio para a segunda maior cidade do Pará.
pedras em diversas formas na Cidade dos Deuses, Alenquer- PA
Cidade dos Deuses, Alenquer-PA (pedra em formato de taça)

vista da cidade Alenquer-PA de cima da Praça do Cruzeiro

Um comentário:

  1. OiE Kayo ! Nossa como é encantador essas suas viagens ! Muito lindo todos esses lugares, parabens por ser esse cara que vai em buscar de realizar seus sonhos e objetivos ! Abraço é fica com Deus .

    ResponderExcluir