segunda-feira, 7 de março de 2011

Escola da Floresta, Santarém- PA

Ao sair de Alter-do-Chão percorri uns 5 km até chegar em uma placa onde avisava que ali havia uma escola, mas uma escola diferente, uma "Escola da Floresta". Não pude deixar de entrar e conhecer o tipo de trabalho que ali faziam, e ao chegar no centro do local fui me apresentar para os coordenadores, disse que queria saber o tipo de trabalho que realizavam... então fui apresentado para a Prof. Débora, que logo me chamou e explicou com detalhes a história e detalhes do trabalho que desenvolviam.
A Escola da Floresta desenvolve uma metodologia específica visando promover a formação de cidadãos mais conscientes e capazes de realizar ações que venham contribuir para um planeta mais saudável e em condições favoráveis a melhor qualidade de vida dos seres vivos.
Ela é patrocinada pela Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), e tem como objetivo realizar atividades práticas orientando a mudanças de comportamento e valores quanto á preservação e conservação do meio ambiente. Também compartilha experiências e ações em educação ambiental junto a comunidade escolar e a sociedade civil com a atuação de um grupo de educadores ambientais, formado por profissionais multidisciplinares.
PARA QUE E PARA QUEM FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL => As atividades humanas no último século modernizaram-se intensamente, mas sempre se valeram de matérias primas retiradas da natureza. Dessa forma vem se esgotando rapidamente os recursos naturais e causando incontáveis impactos negativos para o meio ambiente em todo o mundo. Tanto progresso e modernidade acabaram gerando a competitividade e a ambição por lucros econômicos exorbitantes . Nessa luta incessante por dinheiro e poder, a vida do planeta ficou ameaçada e começa-se uma nova luta, mais urgente e fundamental, que é a de salvar a "casa" de todos os seres vivos. A educação ambiental vem mostrar que os seres humanos dependem da natureza para sobreviver e vem a ser um meio de sensibilização e de chamar a atenção para a responsabilidade de cada indivíduo, independente de onde esteja ou atue.
METODOLOGIA=> A escola da floresta funciona como uma atividade de extensão á formação dada pela escola formal aos alunos do Ensino Fundamental na Rede Municipal. De forma paralela, também atende a escolas estaduais, particulares, universidades e instituições governamentais e não-governamentais. O atendimento é feito através de agendamentos das escolas e instituições que marcam o dia para seus alunos e professores participarem das atividades oferecidas diariamente na Escola. Educandos e educadores vivenciam a experiência de ficar um dia inteiro no espaço da escola tendo contato direto com a a floresta e recebendo orientações de convivência harmônica com o meio natural.
CARACTERIZAÇÃO=> A Escola da Floresta está localizada na Rodovia Everaldo Martins em Alter-do-Chão, com uma área rural de 33 hectares de floresta secundária. Tem espaços diversos onde são desenvolvidas atividades com os alunos como: casa do Seringueiro, barracão de aula interativa, casa da farinha, viveiro de plantas com capacidade de 80 mil mudas anuais, meliponário, casa da vegetação, trilhas educativas,, memorial Chico Mendes, casa do pescador, viveiro de peixes, cozinha, barracões (auditório central e mini-auditório), banheiros e passarelas que levam ao Lago Verde. É um local que abrange ecossistemas florestais e fluviais.
Escola da Floresta, FONE: (093) 9122-7514
SEMED (Santarém): (093)3523-1017 / (093)3522-5890

2 comentários:

  1. Olá quero agradecer pela divulgação da experiencia da Escola da Floresta na internet,nosso trabalho está aberto a todos aqueles que acreditam que podemos mudar que é possível educar para transformação. Vc é um jovem educador, parabéns pela garra e coragem.

    CLARICE REBELO coordenadora da Escola da Floresta em Santarém do Pará.

    ResponderExcluir