sexta-feira, 4 de março de 2011

Santarém- PA

Cheguei na segunda maior cidade do Pará (Santarém) já cansado perto de anoitecer, e minha primeira ação foi procurar o endereço dos pais de um amigo de Manaus, pois o mesmo havia dito que poderia procurar ajuda por lá. Andei um pouco a procura do endereço e no caminho fui observando a beleza do Calçadão da Orla de Santarém, um dos pontos mais lindos e agradáveis da cidade, muito frequentado por turístas, praticantes de atividade física e famílias da própria cidade.

Acabei encontrando o endereço e logo de cara fui muito bem recebido pela família do meu amigo (Alexandro), por lá tive poucos gastos devido toda a ajuda que recebi, e depois de tomar um bom banho para tirar o cansaço fui descansar para conhecer a cidade no outro dia. No dia seguinte dei um banho na bicicleta e fiz uma revisão que ja estava precisando devido a falta de tempo para lubrificá-la na estrada, então percebi que precisava comprar algumas coisas para ela antes de continuar viagem.

Em Santarém passei uma semana e meia trabalhando com desenho para poder comprar o que estava precisando, fiz muitos trabalhos por lá, e meu ponto preferido para desenhar era o calçadão da orla, pois era o ponto mais movimentado durante a noite, e por isso ótimo para mim trabalhar. Conheci muitos turistas que por ali passavam, e muitos outros viajantes assim como eu, cada um com idéias diferentes na cabeça, alguns até me surpreenderam com suas maneiras de ver o mundo e a própria vida, me fazendo refletir muito mais sobre os verdadeiros motivos que levam alguém a viajar pelo mundo com uma mochila nas costas.
A cidade de Santarém é muito grande e bem desenvolvida, ocupei boa parte do meu tempo por lá trabalhando, e consegui comprar quase tudo que precisava, ou pelo menos para poder continuar viagem, troquei os pneus da bike (pois precisava de pneus bons para o terreno que iria entrar apartir dali), comprei um guidão mais alto para deixar a coluna mais confortável, e troquei meu selim ja que o outro rasgou durante a viagem. Também comprei material para desenho para continuar meus trabalhos e mais duas camisas para pedalar. O dinheiro que consegui deu para comprar o que precisava e ainda sobrou para ajudar a chegar em Belém.
Não deu para fazer muito turismo pela cidade, ja que trabalhei muito por lá, mas conheci uma boa galera que gostava de pedalar tranquilamente pelas trilhas próximas a cidade. Como sempre, fiz amizade com o pessoal do pedal por lá, e acabei sendo convidado para participar de uma trilha em um final de semana, foi como oferecer banana pra macaco (rsrsrs), não poderia ser diferente e aceitei o convite. No domingo do passeio me surpreendi com tanta gente que participou, a galera por lá gosta muito de Montain Bike. O passeio foi de 56 km com mais ou menos 30 ciclistas que partciparam, além do pessoal do bicicros que nos acompanhou até o final, me diverti muito, e ainda teve uma parada em um balneário com água muito agradável para descansar e continuar o pedal. Gostei muito da animação do pessoal que pedala por lá, mas também senti uma falta de uma associação ou algo parecido para organizar melhor passeios e commpetições na cidade, pois acho que o local tem um potencial ciclístico muito grande devido ao grande número de praticantes, e deveria ser melhor explorado pelas secretarias envolvidas com o lazer e bem estar da população.
Em Santarém aprendi muito conversando com as pessoas que encontrava trabalhando com desenho, e de vez em quando ia para a orla relaxar a mente com as belezas do encontro do rio Tapajós com o rio Amazonas. Gostei muito da cidade, tanto pelo ambiente tranquilo como pelas amizades que conquistei. Queria aqui agradecer toda a ajuda que recebi de meu amigo Alexandro e sua família, pois no tempo que passei por lá me senti super bem na forma como me trataram. Não poderia deixar de sentir saudades de todos e a certeza de que me senti também um pouco em casa com todo o bom tratamento de todos.

PONTOS TURÍSTICOS e EVENTOS em Santarém
Uma das atividades econômicas de maior crescimento é o turismo, que tem como atrações as praias, cachoeiras, lagos, escursões ecológicas na mata e as inúmeras tradições e festas folclóricas. Santarém é conhecida como a Pérola do Tapajós, em frente a cidade acontece o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas verde do rio Tapajós.
Os dois maiores eventos culturais da cidade são a festa do Sairé realizada na Vila de Alter do Chão durante o mês de setembro, durando cerca de 5 dias. Nesta festa ocorre a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de rosa. No final do mês de novembro é realizado o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, onde a festa se estende até o dia 8 de dezembro, acontecendo além da parte religiosa, o arraial com tradições culturais e a Caminhada de Fé com Maria, saindo da Vila de Mojuí dos Campos, percorrendo 37 km até a Catedral de Santarém.




5 comentários:

  1. ola grande amigo,,,,,,,, boa viagem ,,, e te aguardo aqui..
    procura pelo Lauro ,, ele es de Belen,,,

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Cerqueira, mora em Caruaru em Pe,
    ele falou que se vc quiser passar na cidade dele, sera bem recebido,,.
    o mesmo falou o Lauro de Belen, ele esta esperando voce entrar em contato com ele,, abraços

    ResponderExcluir
  3. Filhão voce esta de parabens,com certeza vc conheceu um lugar muito bonito, estou muito orgulhoso. Te amo.

    ResponderExcluir
  4. Maninho o papai mandou o recado pela minha conta do orkut. bjos e boa sorte na tua viagem,
    siga com Deus... bjos maninho te amamos muito.

    ResponderExcluir
  5. que fotos lindas de Santarém e Alter-do-chão, lindas d+. diariamente vejo seu blog, todos os dias peço a Deus que sempre te guie por onde vc for, bjos estamos com saudades... te cuida

    ResponderExcluir