quinta-feira, 14 de abril de 2011

um mês em Altamira-PA

Bom galera, assim como aconteceu em Uruará-PA onde acabei ficando mais tempo do que o planejado (para poder participar de uma corrida de MTB e fazer mais amigos) também vou ficar mais tempo aqui em Altamira-PA.

O "planejado", se é que eu planejo alguma coisa, era ficar apenas um dia em Altamira somente para descansar, mais minha viagem é assim, cheia de imprevistos... e assim aconteceu que no dia em que cheguei fiquei ilhado em baixo da cobertura de um restaurante que estava fechado, pois estava chovendo muito, e como eu sou um cara de sorte olhei para frente e vi um prédio escrito U.R.E. (Unidade Regional de Educação). Pensei mil coisas naquele momento, pois já havia algum tempo que pretendia apresentar nas cidades por onde passava um projeto para as Secretarias de Educação e Cultura. Este projeto tinha haver com um curso de desenho para crianças que poderia ministrar durante um mês e arrecadar um tostão para me manter durante a viagem... pois bem, lá estava eu, em frente a secretaria de Educação e com a idéia na cabeça, meu psicológico estava preparado para no dia seguinte pegar a estrada, mas se isso aconteceçe seria mais uma cidade pela qual eu somente passaria sem conhecer realmente.

Depois de pensar um pouco decidi tirar a cara de cansado e entrar na Secretaria para apresentar a idéia e arriscar o negócio, eu ja havia tomado um banho e trocado de roupa minutos atrás em um posto de gasolina e estava limpo mais longe de estar bem arrumado, como diz o ditado "o que vale é a intensão", entrei e fui perguntando quem era a secretária de educação e se eu podia falar com ela, esperei um pouco e logo fui recebido em sua sala, com meu pensamento lá na rua, pois não havia deixado a bicicleta presa, já que confiava que ninguém teria coragem nem disposição para carregá-la com tanto peso... mais sim, conversei com a secretária e ela ficou encantada com o projeto do curso e da viagem e ainda me encomendou 5 retratos a lápis de sua família, falei que a ajuda que precisava era de um local para ministrar o curso e uma altorização para divulgar o curso nas escolas... ela me encaminhou para a Secretaria de Cultura na qual também fui muito bem recebido, naquela hora a ansiedade era tanta de conseguir o apoio necessário das secretarias que nem lembrava do cansaço e que tinha pedalado 70 km naquele mesmo dia... o secretário de cultura disse poder me ajudar com o que precisava (local para ministrar o curso e autorização para divulgar o curso nas escolas), fiquei feliz em conseguir apoio da secretaria local mas ainda faltava resolver uma coisa, pois não sabia aonde iria dormir e como estava anoitecendo fui logo tratar de arrumar um lugar para me acomodar. Os hotéis eram todos muito caros para mim, o mais barato que encontrei era 30 reais a diária e quando estava quase decidindo armar a barraca em um posto de gasolina resolvi fazer mais uma tentativa em um Motel, isso mesmo Motel, e depois de muita conversa consegui convencer o dono a fazer o preço de 20 reais somente para dormir e no outro dia pegar o beco... para mim ainda estava caro, e aceitei pois o cansaço era tão grande que estava precisando de um lugar mais confortável para dormir.

Naquela noite ainda saí para jantar e no mesmo lugar onde jantei havia uma placa pequena indicando que ali também era um dormitório, perguntei qual era o valor da pernoite, e uma senhora muito educada falou que ali não era lugar de pernoite mas alugava-se quartos para quem pretendia morar ou passar mais de um mês no local, ela me disse que a mensalidade custava 120 reais e que havia apenas um quarto para alugar. Fiz as contas e é claro que economizaria bastante se ficasse hospedado ali, ja que sabia que ficaria um mês na cidade para ministrar o curso de desenho. Contei minha história para a dona do dormitório e ela disse que eu poderia ficar um mês por lá (e ainda me arrumaria um ventilador), fiquei muitto contente pois ja no mesmo dia havia resolvido quase tudo que precisava, conseguindo apoio da secretaria e lugar barato para ficar por um mês.

Voltei para o motel para dormir pois ja havia pagado a pernoite, e no dia seguinte carreguei minha bagagem para o novo local onde iria permanecer por um mês, lá havia água, banheiro interno e energia, tudo que eu precisava, e é claro um atador de rede (ja que não havia cama), ainda negociei a comida (almoço e janta) por um mês com a dona do dormitorio pelo valor de 200 reais... melhor do que isso não dava !!! acho que posso me considerar um cara de muita sorte, rs !!! :)

Na semana seguinte começei o trabalho de divulgação do curso nas escolas, visitando as escolas de sala em sala e explicando como seriam as aulas e o valor do curso (30 reais)... consegui 20 alunos e ainda peguei muitas encomendas de retrato a lápis para fazer, o que vai me render uma grana boa para me manter em mais uns dois meses da viagem...

As aulas ja começaram e os alunos ja pedem para que eu fique mais um mês, assim como todos os amigos que fiz por aqui, mas sempre digo que não posso pois a viagem é longa e ainda tem muita estrada pela frente !!!

Esta dando tudo certo por aqui, cheguei até a conhecer um colombiano de 54 anos que esta viajando pela América e que trabalha com brinquedos confeccionados de madeira por ele mesmo o qual vende por onde passa, pena que ele esta indo em sentido contrário, pois seria uma boa acompanhá-lo em uma parte do pecurso.

Vou ficar até o fim deste mês por aqui quando termina o curso e depois pedalar 45km até a Vila de Vitória-PA aonde tentarei pegar uma corona na balsa pelo rio Xingú até o Macapá-AP.


eu e D. Rosa, grande amiga e dona do dormitório onde estou hospedado.


Orla de Altamira.


Carlos, amigo colômbiano e cicloturista, ele estava indo em sentido contrário, nos encontramos por acaso em Altamira, virou meu grande amigo.


Caricatura que fiz de Carlos para que ficasse com uma lembrança minha, ele adorou o "Dibujo" (desenho em espanhol).

3 comentários:

  1. Parabéns amigo, que Deus te proteja nessa cicloviagem, passando por Pernambuco faça contato para que nosso grupo possa te dar algum tipo de apoio necessário nesta grande maratona.
    Race-bike.

    ResponderExcluir
  2. Você desistiu??? Não atualizou mais o Blog, que houve grande?????

    ResponderExcluir
  3. OLA KAYO BOA TARDE
    VOCE VOLTOU PARA CASA?
    SEU BLOG NAO FOI MAIS ATUALIZADO...

    ResponderExcluir