terça-feira, 16 de agosto de 2011

Belém do Pará

Peguei o barco do Macapá-AP direto para Belém-PA, tive que trabalhar um bocado no Macapá para poder conseguir o dinheiro da passagem, e chorar muito para conseguir um desconto (de dez reais, encima do valor total, 80 reais). Mas enfim, ja estava gostando de andar de barco, sabia que de Belém para frente iria acabar essa mordomia pois de lá teria estrada para todo o resto do Brasil.

A viagem de barco foi incrível, assim como as outras pelo rio Amazonas, podendo observar mesmo que de longe (dentro do barco) a vida dos ribeirinhos. Os ribeirinhos são pessoas incríveis, vivem do necessário, caçam, pescam, plantam e enfim produzem seu próprio alimento... vivem do necessário, são felizes e demostram motivação na arte de viver. É claro, eles tem suas dificuldades por conta da saúde e da educação, mas fora isso no meu modo de ver vivem melhor que muitos presos na selva de pedra da vida urbana e "DESENVOLVIDA" das grandes cidades... apesar das dificuldades, para mim eles são exemplos de vida !!! foi uma lição de vida observar como as crianças aprendem desde cedo a trabalhar (caça e pesca) e a se virar na natureza, em busca de alimento e até mesmo de lazer, em um cenário mais do que espetacular que é a Floresta Amazônica.

Belém do Pará, tae uma cidade que vou sentir muita falta, todos sabem do alto indice de violência nesta capital, mas apesar de tudo os amigos que fiz por lá e os lugares lindos que visitei vão ser difícil de apagar da memória. Em Belém fiz muitos amigos, o primeiro foi o Leno que até então so conversavamos pelo orkut, assim que cheguei na cidade fui pesquisar os valores de hotéis pelo centro da cidade, mas estavam todos acima do que eu podia pagar, liguei para meu amigo Leno a tarde e disse que estava em sua cidade, ele ja me esperava há um tempo, pois ja havia pedido sua ajuda pelas nossas conversas do orkut. Ele ficou feliz em saber que havia chegado em sua cidade, e marcou um lugar para nos encontrar e acertar o que ele poderia fazer por mim. Infelizmente ele nao estava morando mais em sua casa, pois tinha colocado a venda, mas para minha surpresa ele deixou que eu ficasse na sua casa a venda, sozinho, demostrando imensa confiança, naquele momento senti que tinha ganho um grande amigo. Dali pra frente ele me apresentou sua família, todos muito legais, e contagiados pela energia do pedal, sua irmã e seu cunhado (Sandra e Alexandre) eram loucos por bicicleta, e ja podem imaginar o quanto eu estava a vontade... o assunto não era outro naquela casa, só bicicleta, e eu não gostava nem um pouco, rs !!! No mesmo dia ele me apresentou para seu amigo Lupa (publicitário) e família, tambem loucos por bicicleta, me levaram para pedalar pela cidade, e me apresentaram os principais pontos da cidade, como o centro histórico, o mercado ver-o-peso, o projeto ver-o-rio e varios outros lugares que fazem parte da história da cidade !!!

O Leno ja havia deixado tudo preparado para minha chegada, tinha conversado com o mecânico da sua bicicleta para fazer toda a manutenção necessária na minha bicicleta e ainda me deu alguns presentes como um tênis e outros objetos necessários para a viagem. O mecânico era o S. Ronaldo, um senhor muito divertido que esbanja alegria e motivação, S. Ronaldo cuidou muito bem da minha bicicleta, e me ensinou muita coisa em nossas conversas. Não demorou muito e ja estavamos marcando o primeiro passeio de bicicleta para os arredores da cidade, o primeiro foi para um lugar próximo de Benevides, com água cristalina e ótima para tomar banho, o passeio foi muito legal, gostei muito, as cidades ficavam próximas uma das outras e as trilhas muito agradáveis.

Durante a semana me dedicava nas encomendas de desenhos para juntar dinheiro. Fiquei um mês em Belém, todos os fins de semana tinha um passeio diferente, me senti em casa e os amigos pareciam que eram de infância, ainda fomos para um passeio em Mosqueiro, cidade vizinha, para conhecer as praias e com direito a um belo café da manhã, passamos a tarde por lá, tomamos banho na praia e voltamos no final da tarde para a capital. Os passeios é claro, sempre eram de bike, cheguei a participar de um passeio que tem toda quarta-feira que se chama Bicicletada, evento com a intenção de sensibilizar a população mostrando a importância do espaço da bicicleta no trânsito que ja foi adotado em várias cidades do mundo. Também participei de um passeio noturno pela cidade do grupo EART (Equipe de Aventura ratos de Trilha), antes do passeio fui apresentado para todo o grupo por seu representante e muitos fizeram uma "vaquina" para doar para mim e usar em dispesas com alimentação na viagem, aquilo foi muito bacana e mostrou como os ciclistas são unidos !!! Queria poder citar aqui o nome de todos que me ajudaram, mas são muitos e por isso mando apenas palavras de agradecimento a toda a turma do pedal de Belém, por todo o carinho que me receberam.

Não poderia esquecer do meu grande amigo Lauro (psicólogo), que me adotou como filho enquanto estive por lá, rs !!! até então só nos falavamos pelo orkut, e ja não via a hora de conhecê-lo pessoalmente, ele é um dos caras que servem de exemplo para o cicloturismo nacional. Lauro fez uma cicloviagem do Oiapoque ao Chuí em uma bicicleta reclinada (foto ao lado), bastante confortável e totalmente estranha para quem esta acostumado com as bikes convencionais, além de sua idade ja bem acima do que muitos consideram o auje da vida Lauro tinha sofrido uma operação de redução de estômago, e apesar de tudo isso correu ou melhor pedalou atrás de seu sonho, sua paixão pela bicicleta ja era bem antiga, sua familia é claro estava contagiada pela energia da bicicleta, sua casa era uma casa de ciclistas, ele deixou sua mulher e filho por alguns meses para atravessar todo o Brasil de bicicleta, ele disse que a saudade da familia era muito dolorosa, mas sabia que todos estavam torcendo por sua conquista, apesar de muitos não acreditarem em suas capacidades. Lauro não conseguiu somente alcançar seu objetivo e realizar seu sonho, mas mostrou para muitos que cicloturismo é para todos que tem determinação, coragem e atitude. Lauro me ajudou muito enquanto estive em Belém, e sabia que era mais um grande amigo que podia contar, conversamos bastante e ele me deu dicas preciosas de quem ja tem uma enorme experiência de vida.

Completei aniversario no dia 18 de junho e a galera havia descoberto a data, fizeram um almoço para comemorar na casa da Sandra (irmã do Leno), foi muito legal, nao vou esquecer deste aniversario, e a noite ainda teve comemoração na casa do meu amigo Lauro, com direito a bolo com vela, pizza e a presença da sua carinhosa familia. Este aniversario eu nao esquecerei, é por motivos como este que lembrarei com muito carinho desta cidade.

Ainda em Belém tive a idéia de construir um carrinho ou trayler para a bike, na intenção de carregar material de pintura como tinta e um pequeno compressor para trabalhar com pintura, corri feito um louco para um lado e outro da cidade em busca de quem pudesse me ajudar na sua construção.

Uma pessoa que me ajudou muito na construção do trayler-bike foi o Pardal (foto ao lado), muito conhecido em Belém por seu conhecimento em usinagem e solda em alumínio, Pardal me ajudou muito e praticamente fez o carrinho para mim, agradeço muito a ele por ter me ajudado, fiquei muito feliz com o resultado e nao via a hora de testá-lo na estrada. Consegui comprar o compressor que queria graças ao desconto que o S. Chico da loja Aché Serigráficos fez para mim, agradeço muito por sua ajuda.

Não poderia esquecer é claro do meu grande amigo Mickey (Elierson), mestre no skate e na pintura, bastante conhecido e respeitado em Belém, com ele aprendi muito sobre pintura com aerógrafo, juntos pintamos o meu quadro, guidão e garfo da bicicleta, ele me passou diversas das suas técnicas e tentei passar um pouco da minha experiência com desenho no pouco tempo que fiquei por lá. Mickey me ajudou muito enquanto estive por lá assim como Lauro, Leno e suas famílias. Não tenho palavras para agradecer a todos. Só quero que saibam que sentirei muita saudade e serei eternamente grato por toda a ajuda e carinho de todos.

Aos meus amigos Leno, Lauro, Sandra, Alexandre, Mickey, Ronaldo, Lupa e tantos outros assim como suas familias, que nao mediram esforços para me ajudar, um grande abraço, desejo toda a felicidade do mundo para todos.

Um enorme abraço.

Andrio, Alexandre, Sandra, Eu, S.Ronaldo e Leno. No dia do meu aniversario. Grande amigos.

Trayler Bike já pronto e com bagagem.

Meu amigo Mickey pintando meu quadro.

No trapichi da praia na cidade de Mosqueiro- PA.

Estrada na beira da praia de Mosqueiro.

Lauro e família, na noite do meu aniversário, saudade de todos.

Portal da cidade de Mosqueiro.