domingo, 3 de junho de 2012

Maranhão- MA

Entrei em mais um estado dessa aventura pelo Brasil, agora no Maranhão, ouvi muito falarem sobre este estado ja que em Roraima, estado onde nasci, tem muitos maranhenses. A primeira coisa que percebi foi a variedade ecológica que se encontra no estado, tendo um pouco de pantanal, floresta, sertão e outros sistemas, concerteza um estado de contrastes.
Entrei no Maranhão pela BR-316 e conheci cidades como Boa Vista do Gurupi, Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Turilândia, Santa Elena, Pinheiro e Cujupe onde peguei a balsa ou Ferry-boat como é conhecido por lá para poder atravessar para a ilha e capital São Luíz, no percurso encontrei muitas casas de taipa (argila) e percebi logo o contraste entre o Norte e o Nordeste.
O povo maranhense assim como nos outros estados que passei me recebeu muito bem e por onde passava conseguia ajuda e atenção das pessoas. Fiz muitos amigos por lá, dormi em fazendas, marcenarias e pousadas até chegar na capital.
Já em São Luíz, tive um pouco de dificuldade para encontrar pousadas com vagas disponíveis pois havia chegado a noite. Já era perto de meia noite e ainda estava a procura de lugar para pernoitar, até que encontrei um quarto mobiliado no centro da cidade, tinha que alugar por um mês, tempo que precisaria para trabalhar e juntar uma grana para poder continuar viagem. Durante o mês que fiquei por lá vistei o centro histórico, as praias e um pouco dos bairros da cidade, aproveitei para fazer uma revisão na bike e é claro trabalhei muito com desenho no centro da cidade, dando para juntar uma boa grana. E ainda, o dono do hotel pediu para mim fazer uma pintura na frente do estabelimento, ficando em troca do mês que fiquei hospedado por lá.
Deu tudo certo e ao completar o mês na cidade peguei a estrada em direção aos Lençóis Maranhenses, pois é claro, não poderia deixar de conhecer esse lugar maravilhoso. Depois de três dias de viagem cheguei em Barreirinha, município onde se localiza os Lençóis, tirei muitas fotos, tomei banho nas lagoas rodiadas pelas dunas de areia que são o cartão postal da cidade, e fiquei sem dinheiro... pois tive que pagar uma agência de turismo com o pouco que tinha no bolso para poder chegar nas dunas, ja que era muito difícil e perigoso entrar de bicicleta sem um guia.
Peguei carona de barco até chegar na praia de Caburé, e de lá fui pedalando para Paulino Neves com apenas o oceano de um lado e areia do outro. Naquela noite dormi em Tutóia, fiz amizade com um dono de restaurante e acabei ganhando uma refeição de grátis, e pelo menos até chegar em Parnaíba fui praticamente pedindo ajuda ou me virando no "jeitinho brasileiro".  
Em fim, minha passagem pelo Maranhão foi muito boa, aproveitei bastante, fiz amizades e ainda conheci um pouco de sua cultura de sua beleza, e sem esquecer que ainda escutei muito "REGAE"... ^^V

Praia de Caburé-MA
Lençóis Maranhenses.

Tomando banho nos Lençóis

Lagoas dos Lençóis



Orla de Barreirinhas-MA

Turistas nos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Dormindo em posto de gasolina.


Rio Parnaíba divisa MA-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário