domingo, 3 de junho de 2012

Piauí - PI

A primeira cidade do Piauí que conheci foi Parnaíba, uma cidade bonita e interessante, mas infelizmente não pude conhecê-la muito bem pois estava com pouco dinheiro e tinha que ir para a capital Teresina, dormi em um posto de gasolina e no dia seguinte parti para Piracuruca.
Em Piracuruca estava me preparando para dormir em um posto de gasolina quando chegou um rapaz me perguntando de onde eu vinha com aquela bicicleta cheia de bagagem, e depois de explicar ele me perguntou se iria conhecer o Parque Nacional 7 Cidades, disse que estava sem dinheiro e aí veio a surpresa, ele trabalhava lá como guia e me convidou para conhecer o Parque junto com um grupo de turistas no dia seguinte. Acordei e me mandei para o Parque 7 Cidades, encontrei com meu amigo e iniciamos o passeio, fiquei deslumbrado com tanta beleza, o Parque contem uma vasta área de pedras bem desenhadas pela erosão do vento e outtras forças da natureza.
Era como se ali fosse um ateliêr da natureza, onde ela espunha suas obras de escultura em pedra, me ensinado o poder da paciência, pois havia levado milhares de anos para que se formassem tais desenhos nas pedras. O parque dividia seu espaço em 7 cidades de pedra, originando seu nome, conheci também pinturas rupestres de homens que viveram alí a um bom tempo, cachoeiras, nascente d'água, caverna, e alguns animais que moram no parque. Tirei belas fotos, sem contar que o passeio pelo parque foi feito de bicicleta. Alguns dos turistas do grupo acabaram virando meus amigos e ainda fui convidado para almoçar, e a noite parti para dormir em Piripiri para no dia seguinte seguir para Teresina.
Quando cheguei em Teresina a cidade estava completando aniversário e participei de algumas comemorações, andei um pouco, tirei algumas fotos e depois de conhecer um pouco sobre ela parti em direção ao Ceará.
Ainda no Piauí passei por uma pequena cidade do interior chamada Domingos Mourão na tentativa de fugir um pouco da BR movimentada que estava pedalando. Em Domingos Mourão pensava em ficar apenas uma noite, mas descobriram que trabalhava com desenho e acabei ficando três dias fazendo alguns trabalhos. Fiz amizade com uma funcionária da Prefeitura municipal e ela me apresentou para o Prefeito, expliquei para ele o trabalho que fiz em Altamira no Pará dando aulas de desenho para crianças e ele me convidou para fazer o mesmo na cidade, fiquei mais duas semanas por lá e consegui juntar um bom dinheiro para continuar viagem sem falar na satisfação que tive de ensinar o pouco que sei em uma cidade tão distânte da que moro.
Durante o tempo que fiquei por lá visitei algumas cidades visinhas sem bagagem como Pedro II ensima da Serra de Ibiapaba, terra da Opala (pedra preta e muito bonita usada para fazer jóias). Em Pedro II conheci o Mirante do Gritador, uma Cachoeira e ainda desci a Serra de Bicicleta sem falar nas pequenas comunidades e fazendas que sempre parava no caminho para conversar e tomar um pouco de água.
Domingos Mourão marcou minha viagem, e por lá fiz fortes amizades, me deixando muita saudade.
O Piauí me encantou pelo seu pôr-do-sol, sua paisagem e pessoas, suas imagens ficam sempre vindo em minha mente com muita emoção. Confesso que senti saudade dos igarapés e do verde da Amazônia, com suas árvores gigantes, mas o sertão também têm suas cores e características que encantam, queria agradecer a todos que por lá me ajudaram e dizer que são eles assim como as outras pessoas que fazem com que minha viagem seja tão maravilhosa.



Ciclo-Abraços 







Parque Nacional 7 Cidades


Pedra com buraco no formato do Mapa do Brasil.






Campo Maior- PI



Alguns dos melhores amigos de Domingos Mourão


Uma das nascente do Rio Parnaíba




Entrega dos certificados dos alunos de desenho em Domingos Mourão junto com o Prefeito da cidade.



Descendo a Serra de Ibiapaba em Pedro II.


Cavernas em Pedro II.

Um comentário: